Pratique uma nova forma de viajar

Viajar, curtir, experimentar, crescer. O turismo colaborativo é  um jeito para viajar mais e de experimentar o mundo.

Conhecer a vida de quem está do outro lado do mundo. Ou aqui pertinho. Ficar lá por semanas. Ou apenas um fim de semana. Viajar na alta temporada. Perambular e perder de vista o tempo, na baixa temporada. A aventura sempre fez parte da natureza humana. E o turismo colaborativo é mais que tudo isso: é um jeito de ser no mundo.

Essa maneira inventiva de viajar começou nos EUA, nos anos 50, do século XX. As redes sociais deram o empurrãozinho que faltava para popularizá-lo. Cada vez mais, os sites de troca de casas vão se especializando. Ganhamos todos ao ampliar essas possibilidades. A BeLocal Exchange percebeu que havia uma lacuna no mercado de troca de casas nas férias na América Latina. E é aí que entramos com nossa veia criativa. Queremos privilegiar esses destinos, mas sem esquecer que o mundo é grande e navegar é preciso!

Sabe aquela frase que sua mãe dizia? Mais vale um amigo que dinheiro em banco? Hoje, muito mais gente acredita que investir no ‘capital fraterno’ pode dar render experiências, gerar alegria e multiplicar a confiança e contagiar futuras gerações. A troca de casas é isso. Uma oportunidade de aumentar seu capital fraterno, além dos carimbos no passaporte. Mas não só.

A economia colaborativa é um conceito que surgiu e contaminou as redes com força no início deste século. Essa é uma maneira bem contemporânea de ter serviços e produtos, mas sem pagar por eles, de forma não permanente. Seja por empréstimo, troca, doação ou aluguel. E ela está presente na missão e nos valores da BeLocal Exchange e de muitos que acreditam que criar vínculos é uma das melhores partes de quem troca de casas para curtir feriados e férias. Mais do que economizar em estadias em hotéis, abrir sua casa ajuda o meio ambiente, fortalece novos vínculos e promove a confiança entre as pessoas.

Conheça agora algumas vantagens da troca de casa:

Economizar em estadia. Você acabou de perceber que seu marido está com o banco de horas cheio. E por que não aproveitar o feriado para descansar sem ter que se preocupar com hotéis e pousadas cheios? A troca de endereços possibilita isso, sem grandes problemas.

– Evitar que a casa fique ociosa, enquanto você está fora. Imagine um mês inteiro fora. Ocupar esse espaço, movimentar a energia, deixar o sol e o ar circularem faz bem.

– Promover encontros com viajantes que trocam endereços e experiências. Fazer amigos é uma arte. Gostos em comum, práticas e valores partilhados aproximam as pessoas.

Em resumo, esse é um estilo de vida que contagia e faz com que você viaje melhor.  E você pode praticar essa nova forma de turismo, que criativo, consciente e inventivo fazendo agora o cadastro gratuito no site da BeLocal. Clique aqui para acessar o cadastro.

Dicas para receber bem:

Para compartilhar é necessário consciência de sustentabilidade, desapego, um pouco de organização. Conheça algumas dicas para compartilhar seu lar e deixar seu hóspede mais confortável.

– Pense como você gostaria de ser recebido. Pense como um hóspede. Casa limpa, arrumada e funcional são seu cartão de visita. Causam boa impressão e rendem boas avaliações e pontos

– Deixe um arranjo de flores ou de folhagens na entrada de casa, com um bilhete, dando dicas de como funciona a coleta de lixo, o aquecedor. Valem dicas de passeios também

– Roupa de cama e banho brancas são práticas e fáceis de lavar. Deixe à mão, sobre a cama

– Na cozinha, deixe louça, panela e utensílios de uso diário ao alcance do hóspede.

– Se tiver vaga de estacionamento do prédio, não deixe de indicar o local exato e avisar à administração do condomínio. Se tiver controle remoto, deixe-o visível com instruções na entrada da casa.

—–

Para receber sempre mais dicas, siga a BeLocal no Twitter, Facebook e Instagram!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais nossos conteúdos sobre viagem e troca de casa. Faça agora seu cadastro gratuito em nosso clube de viagens.