Explore a cidade como um local, viva seu lado gourmet e descubra os pontos interessantes de Santiago que não estão nos guias turísticos

Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, a cidade de Santiago mistura modernidade e tradição em suas ruas
Santiago é um dos destinos mais visitados na América do Sul e cada vez mais atrai visitantes. Motivos não faltam para você conhecer a capital do Chile: paisagens únicas, museus renomados, bons restaurantes, excelentes vinhos, ótima estrutura urbana e segurança. Agora, imagine aproveitar tudo isso (ou boa parte) como os chilenos e sem gastar muito dinheiro?
Aproveite as grandes atrações da cidade e viva Santiago como um local. Veja nossas indicações:
4 dicas gourmet e de passeios em Santiago
1 – Refeição barata na Bellavista. O bairro da Bellavista é um dos mais movimentados de Santiago e fica perto de grandes atrações como La Chascona (uma das casas do escritor Pablo Neruda) e o Cerro San Cristóbal. Repleto de restaurantes, lugar para comer não falta por lá. A Sangucheria Ciudad Vieja e fica na Calle Constitucion, 92. Cada dia tem um menu diferente por um bom preço. Se não estiver frio, você pode escolher uma mesa na calçada e aproveitar para ver o movimento.
2 – Design original e ruas bucólicas. Fugindo do circuito Bellavista-Belas Artes. Há um outro sub-bairro de Providência que nem todo mundo explora. É o Barrio Italia. São várias oficinas de artistas chilenos e pequenos restaurantes espalhados pela Avenida Italia e nas ruas ao redor. Há também pequenas lojas de roupas e objetos de design. Fora que a região é bem bonita e mantém casas e edifícios mais antigos. De quebra, o menu do dia no The Jazz Corner (Calle Santa Isabel, 451), que inclui entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho, é bem atrativo. De noite, o lugar é palco de apresentações musicais.
3 – Comida despretensiosa. Escondido entre uma avenida movimentada e um praça bucólica, o café La Bicicleta não chama muita atenção. Se você entrar, vai encontrar uma decoração mais solta e cheia de estilo. É uma atmosfera que se aproxima daqueles sebos charmosos com um pitada de antiquário. Geralmente, o atendimento e a cozinha ficam por conta do proprietário do lugar, que serve comida chilena caseira sem grandes malabarismos culinários Se não estiver cheio, você pode escolher a música e bater um papo enquanto a comida fica pronta. Vá sem pressa e curta o lugar. Fica na Calle Pocuro, 3089, bem na esquina com a Avenida Tobala, em Nuñoa.
4 -Arte de rua e arquitetura. Depois de três dicas de comida, vamos finalizar com um pouco de arte. Muros grafitados e murais coloridos por todos os lados. Para conhecer um pouco da street art local e passear por uma parte de Santiago bem tranquila, a indicação é caminhar pelas ruas do Barrio Yungay e do Barrio Brasil. São dois bairros colados um no outro com casas e prédios antigos, nada muito faraônico (salvo algumas exceções). O lugar tem um ar nostálgico/melancólico, principalmente nos fins de semana. Não há um roteiro definido para esse passeio. A graça é andar pelos quarteirões e descobrir os trabalhos e a arquitetura original desses bairros. Para você se orientar, procure andar nas ruas entre as praças Concha Y Toro, Yungay e Brasil.
Anotou essas dicas? Que tal escolher Santiago para as próximas férias ou em uma viagem no feriadão? A BeLocal tem diversos associados na cidade que gostariam de fazer uma troca de casa. Dá uma olhada nessas casas! Gostou de alguma? Faça a sua proposta para o associado da BeLocal. Combine direitinho e, se der match, acerte todos os detalhes e as datas para as viagens! Aproveite para pegar mais dicas do destino e indicar lugares na sua cidade que você conhece como ninguém. Arrume as malas e curta a melhor parte: a viagem!