Bandeira azul é a certificação internacional de que a praia é limpa e no próximo verão estará ainda mais presente no litoral brasileiro
Bandeira Azul encravada em praia no Brasil significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados por um júri internacional. O resultado das praias que conquistaram essa certificação internacional será divulgado em outubro. Este ano, 15 novas praias de toda o litoral brasileiro estão na lista, 50% a mais do que as 10 homologadas no verão passado.
A lista dos locais brasileiros que pleiteiam a Bandeira Azul foi divulgada no dia 3/7. Pela primeira vez, as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú e Piçarras, em Santa Catarina estão na lista. Como associado da BeLocal, você vai poder curtir esse paraíso no verão antes mesmo da certificação já que temos associados que moram por lá e querem trocar de casa nas férias. Outro destino que também conta com possibilidade de troca é a praia do Peró, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, que também conseguiu atender os pré-requisitos do programa.

Qualidade da água atrai turistas para Balenário Camboriú (Foto: Luis Fernando Oliveira/Unsplash)
Renovação na lista de praias
Os turistas que visitarem a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha do Frade, em Salvador (BA), também vão continuar desfrutando da mesma qualidade da água e dos serviços oferecidos na temporada anterior. A praia do Tombo, no Guarujá (SP) também teve a Bandeira Azul renovada pelo júri nacional. A praia Grande/Caravelas, em Governador Celso Ramos (SC) continuará exibindo a certificação internacional, bem como a Lagoa do Peri, na capital catarinense, Florianópolis.
A lista das bandeiras renovadas inclui, ainda, a Marina CostaBella, em Angra dos Reis (RJ); Marina Nacionais, no Guarujá (SP); Marina Kauai, em Ubatuba (SP) e Iate Clube de Florianópolis (SC). De novo, também nessas praias a BeLocal tem associados que querem trocar de casa. A 15ª Bandeira Azul da próxima temporada do programa no Brasil será hasteada pela embarcação Água Viva Mergulho, que faz passeios turísticos e de mergulho em volta da Ilha de Santa Catarina e renovou o certificado, em Florianópolis.
Texto original de Geraldo Gurgel, site do Ministério do Turismo (com inserções)