5 dicas para curtir o vizinho Uruguai

Sobra beleza e gastronomia, mas país ainda é pouco explorado por brasileiros. Aproveite o que o Uruguai tem de melhor com a troca de casa

Seu nome significa “rio dos pássaros coloridos”, em guarani. Espremido entre o Brasil e a Argentina, é um dos menores países do continente. Com história de sobra, o Uruguai tem pontos fortes que fazem com que ele seja um destino bacana para você explorar.

A começar pela qualidade de vida de seus 3,3 milhões de habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano por lá é classificado como alto (0,793), o que coloca o país em uma posição vantajosa (52º) em um ranking com 188 países avaliados pelas Nações Unidas — à frente, inclusive, do Brasil. Bem-estar social, economia e democracia estáveis fizeram com que ganhasse o título de “Suíça da América do Sul”. É um dos países mais liberais do continente: muito antes de todos os países da América do Sul, foi o primeiro a aprovar o divórcio (1907); estabeleceu bem cedo a jornada de trabalho de oito horas (1915); foi o segundo país das Américas a conceder o direito de voto às mulheres, em 1932; foi o primeiro da América Latina a reconhecer a união civil homoafetiva (2007).

Viva!!!

O país está coladinho no Rio Grande do Sul. Com ele dividimos uma área que se estende por 1069 km desde a tríplice fronteira a oeste até a foz do Arroio Chuí, ponto extremo sul do Brasil. Esse país vizinho tem paisagens pouco exploradas; culinária rica e gentileza de sobra. E boa comida também. Ah, e claro, algo também importante: tem mais de 20 casas disponíveis para troca. Então, que tal viver o Uruguai como um morador local? Aproveite que os feriados de 2017 estão aí e envie uma proposta aos nossos associados.

Como você pode curtir ainda mais sua viagem? Simples. Veja nossas 4 dicas para aproveitar o melhor do Uruguai.

1. Costa repleta de balneários

As baladas de Punta del Leste, a sofisticação da antiga vila de pescadores José Inácio, o charme descolado de Punta del Diablo. Cada balneário tem seu estilo e em cada um você vai encontrar belos cenários, restaurantes do tipo pé na areia ou sofisticados e lojinhas com artesanato exclusivo.

Banhistas em praia do Uruguai

Imagem: Vince Alongi / Visualhunt

Veja as opções de casas para você trocar e visitar balneários do Uruguai pela BeLocal.

2. Montevidéu: cultura, gastronomia e história

Cosmopolita, a capital Montevidéu é uma cidade de ritmo agradável, cercada por parques, praias e o Rio da Prata. Faça como os locais, vá curtir as Ramblas no finalzinho da tarde. Você pode caminhar, pescar, fazer piquenique, tomar chimarrão, conversar, namorar ou olhar o pôr do sol. Aos domingos, o Parque Rodó tem uma feira de artesanato muito legal. Descubra, aos poucos, Mondevidéu no ritmo tranquilo dos seus moradores e não esqueça de pedir dicas ao seu anfitrião.

Imagem: Jonas de Carvalho / Visualhunt

3. Culinária para ninguém botar defeito: parrilhadas, dulce de leche e bons vinhos

Um dos pontos altos de qualquer viagem ao Uruguai acontece em uma mesa de café, almoço ou jantar. Sim, conhecer o país é vivenciar uma experiência gastronômica com carnes assadas de um jeito único, doces típicos como alfajores e doce de leite sem igual. Para os amantes de vinho, o Uruguai é o paraíso. Segundo o site Adega, a uva queridinha do país é a Tannat – que já é produzida mais por lá do que em seu país de origem, a França. E olha que a gente só está apontando a cereja do bolo de algumas das delícias do nosso vizinho.

4. Como chegar 

A gente foi ali no site Brasileiros no Uruguai para pegar as dicas sobre as principais rotas de acesso de ônibus, avião e carro. Há voos diretos do Brasil para a Montevidéu. De ônibus, há partidas de São Paulo, Curitiba, Joinville, Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas. De carro, siga as setas e pare antes em Rivera ou Santana do Livramento para fazer compras sem taxas. E o o blog Não Pira Desopila comparou qual fronteira é melhor para gastar reais, dólares ou pesos uruguaios.

5. Guia de Montevidéu

Acesse o guia no Viaje na Viagem e veja dicas muito legais sobre a capital.

——-

Fique de olho:

Moeda: Peso Uruguaio (Conversão: 1 R$ = 9,1640 Pesos; 1 USD = 28,40 pesos)
Fuso horário: O mesmo de Brasília
Idioma: Espanhol (oficial)

Melhor data: Sempre

Deixe um comentário