Férias em Porto Alegre pela troca de casa

Porto Alegre é uma das melhores cidades do Brasil para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar, visitar e se divertir.

“Porto Alegre me faz tão sentimental”, dizem os turistas que conhecem a capital do Rio Grande do Sul. A gente sabe que  a cidade um destino ótimo para passar as férias e também curtir os feriados. Destacamos cinco pontos turísticos para você se animar a visitar Porto Alegre pela troca de casa.

Jardim Botânico
Considerado um dos cinco maiores do Brasil, o Jardim Botânico de Porto Alegre tem 41 hectares abertos à visitação. Ele abriga coleções científicas de 1, 5 mil espécies. Do lado do jardim, você pode visitar o Museu de Ciências Naturais, um centro de pesquisa com 432 mil exemplares de animais e plantas do patrimônio natural brasileiro. Lembre de passar no viveiro e comprar uma muda para trazer na bagagem de volta para recordar a viagem e querer voltar logo de novo. São mais de 120 espécies de árvores nativas, ornamentais e medicinais para você escolher e voltar feliz para casa.

Praça da Matriz 

A Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça da Matriz, é um espaço central na cidade e recheado de muita história. A praça é ponto para manifestações religiosas, artísticas e políticas. O visual do entorno é muito bonito. Próximo à praça, estão o monumento a Júlio de Castilhos, Palácio Farroupilha, Palácio Piratini – sede do governo estadual –, a imponente Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro. Algumas atrações oferecem visitas guiadas. Programe-se. É imperdível.

Praça da Alfândega

Falando em praças, você também deve conhecer a tradicional Praça da Alfândega, que também fica no Centro. Esse é outro ponto em que os gaúchos adoram ir e você pode ver estátuas de poetas gaúchos e mais pontos turísticos que merecem a visita. No entorno da praça estão os três principais museus da cidade: o Memorial do Rio Grande do Sul, dedicado a expor uma coleção de objetos sobre fatos marcantes da história estadual; o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), que abriga a maior coleção de obras do estado; e o Santander Cultural, que tem exposições temporárias de arte, shows de música popular, sessões de cinema e mostras de arte. No mês de outubro, acontece a famosa  Feira do Livro de Porto Alegre. Sediada na praça desde 1955, a feira é considerada a maior da América Latina e recebe escritores e editores durante cerca de 20 dias.

Orla do Guaíba

É o local perfeito para contemplar a natureza e a vista de Porto Alegre, passear e conhecer os pontos gastronômicos da cidade, se exercitar ou passar um tempo com os amigos, e ainda aproveitar um pôr do sol maravilhoso. Quem quer aproveitar esse momento especial às margens do lago (que é quase um patrimônio gaúcho), pode aproveitar os arredores da Usina do Gasômetro ou o Museu Iberê Camargo, onde você tem as melhores vistas da região!

Mercado Público de Porto Alegre

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade. Com cerca de 90 estabelecimentos comerciais, o local é um dos mais visitados por moradores e turistas e considerado Patrimônio Histórico e Cultural da capital. Em único dia, o mercado recebe mais de 100 mil pessoas. São 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares onde você poderá encontrar especiarias e produtos típicos da cultura gaúcha, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. É também um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e artesanato local. Reserve uma período do seu dia para conhecer o mercado e aproveite para saborear os sorvetes famosos da Banca 40.

Santuário Mãe de Deus

O templo do Santuário Mãe de Deus, padroeira de Porto Alegre, fica no alto do Morro da Pedra Redonda, na Zona Sul da cidade. Do alto, é possível ter uma vista quase completa da cidade, dos morros, das enseadas e ilhas do Rio Guaíba. A construção de linhas arrojadas foi concluída em 2000. Vale a pena ir.

Hospedagem

A BeLocal tem associado na cidade e que pode dar dicas que só os locais conhecem. Entre em contato! Clique aqui para ver a casa de Paulo. Pesquise nosso banco de dados, envie propostas de troca e se permita conhecer Porto Alegre.

——

Siga as novidades da BeLocal no Instagram, Facebook e no Twitter!

——

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais nossos conteúdos sobre viagem e troca de casa. Faça agora a inscrição grátis no nosso clube de viagens.